O que é um plano de saúde por adesão?
Os planos de saúde por adesão são aqueles onde o contrato é feito através da formação profissional do beneficiário ou pela sua entidade de classe que os representa junto a uma administradora de benefícios.
É obrigatório pagar adesão do plano de saúde?
Sim, a taxa de adesão deve ser paga na contratação. Fora essa situação, é considerada ilegal. Lembrando que a taxa de adesão não configura como a primeira mensalidade.
Qual a diferença entre plano individual e adesão?
A diferença de um plano individual e de um plano por adesão é que no plano individual a contratação é feita diretamente com a operadora de saúde, já no plano por adesão, essa negociação é feita através de uma empresa administradora de benefícios.
Como cancelar plano de saúde por adesão?
O plano de saúde por adesão deve ser cancelado pelo beneficiário fazendo a solicitação pelo sindicato ou associação profissional na qual está vinculado, ou através da empresa administradora de benefícios se for o caso. Em alguns casos existe a possibilidade de contatar diretamente a operadora de saúde para solicitar o cancelamento do contrato.
O que acontece se não pagar plano de saúde por adesão?
A falta de pagamento do plano de saúde pode colocar a saúde do beneficiário em risco, uma vez que ele estará sujeito a suspensão dos serviços oferecidos pelo plano de saúde. Essa suspensão pode ocorrer 10 dias após a última notificação ao cliente.
É possível colocar dependentes no plano por adesão?
Sim, é possível. O titular do plano obrigatoriamente deve ser o associado, mas podem ser colocados dependentes, como esposa e filhos, junto a ele no plano de saúde.
Quais são as carências de um plano de saúde por adesão?
As carências são contratuais para todos os casos, exceto aqueles que terão aproveitamento por estarem trocando de operadora. Sendo as datas limites:
- 24 horas para urgência e emergência;
- 180 dias para consultas, exames e internações;
- 10 meses para parto a termo;
- 2 anos para doenças preexistentes.
Os planos de saúde por adesão tem coparticipação?
Esse tipo de contratação vai depender da operadora, algumas oferecem a opção de contrato com coparticipação, outras oferecem sem coparticipação, e outras oferecem as duas opções, deixando a escolha para o beneficiário.