O outono é uma estação marcada pelo aumento de doenças respiratórias, principalmente pela mudança climática. Embora a queda de temperatura ainda não seja tão aparente, a umidade do ar diminui, aumentando a concentração de poluentes.

Gripes e resfriados são as principais doenças que acometem a população nessa época do ano, e, para aqueles que possuem doenças crônicas, a estação passa a ser ainda mais complicada, uma vez que asma, pneumonia, bronquite, sinusite e alergias respiratórias também vem a tona, sendo chamadas de “doenças de outono”.

Crianças e idosos acabam sendo o principal foco, ainda mais se tem baixa imunidade.

Pesquisas realizadas pelo HCor – Hospital do Coração apontam que no Outono, existe um aumento de no mínimo 30% de pacientes que vão em busca de atendimento médico com queixas e doenças respiratórias. 

Sintomas 

Os sintomas dessas doenças são comuns entre eles, como por exemplo:

  • Febre
  • Calafrios
  • Dor de garganta 
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Coriza
  • Distúrbios olfativos e gustativos]

É comum que as pessoas confundam gripes com resfriados, os sintomas são semelhantes mas causados por vírus diferentes. 

O resfriado possui sintomas mais leves e dura por no máximo 3 dias, já a gripe é mais agressiva e dura mais tempo, portanto, cuidado!

Prevenção 

A baixa umidade do ar resseca as vias aéreas, aumentando a proliferação do vírus. Apesar de serem doenças diferentes, os cuidados e orientações para prevenção são os mesmos. Evitar aglomerações, alimentação equilibrada, lavar sempre as mãos, manter-se hidratado e evitar a automedicação podem tornar mais fácil a passagem por essa estação. 

A vacinação também é um importante ponto para garantir a profilaxia, principalmente para Influenza e Covid-19. 

Outono e Doenças Cardíacas 

O Outono não só caracteriza o aumento das doenças respiratórias mas também a incidência de doenças cardíacas. Com a diminuição da temperatura e a exposição do corpo humano ao frio, a pressão arterial aumenta, tornando o sangue mais suscetível a coagulação, aumentando o risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias. 

Para que esses cuidados possam ser realizados de maneira eficiente, o ideal é sempre estar sendo acompanhado por uma equipe médica. E para isso, não podemos depender do SUS. 

Nossos planos de saúde são completos, com cobertura para consultas, exames, cirurgias e internações, e nesse caso, principalmente, check ups, que garantem a segurança, tranquilidade e o bem estar de nossos clientes. 

Não perca tempo, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo! Podemos personalizar uma proposta na qual atenda suas necessidades  e a melhor rede de credenciada para te atender.

Clique aqui ou entre em contato com um dos nosso corretores e não perca essa oportunidade: 

(11) 4200 7866 (para atendimento em SP)

(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)

Se preferir, consulte nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima a você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *